Os turbocompressores
Os turbocompressores tem grande importância para os carros de corrida ou carros esportivos de alto desempenho. O turbo pode aumentar de maneira bastante intensa a potência do motor sem aumentar muito o seu peso e exatamente por isso se tornaram tão populares. Os turbocompressores podem também ser usados em motores a diesel de pequeno, médio e grande porte.
A seguir vamos explicar como funciona um turbocompressor e de que maneira ele ajuda a aumentar a potência que é produzida por um motor bem como suporta as condições mais extremas de funcionamento. Tire todas as suas dúvidas a respeito desse equipamento tão essencial para tantos carros e afins.
O Que São Turbocompressores?
Trata-se de um sistema de indução forçada que comprime o ar que chega ao motor. A compressão de ar torna possível que o motor receba mais ar no seu cilindro de maneira que uma quantidade maior de combustível pode entrar. Com isso se tem uma maior potência que oferece explosões mais fortes nos cilindros. Para que fique mais claro um motor que tem o turbocompressor funciona bem melhor do que aquele que não possui o dispositivo.
A compressão do ar é obtida por meio do fluxo de gases do escapamento do motor que é usado para rodar a turbina que então gira o compressor. Essa turbina tem a capacidade de girar numa velocidade de aproximadamente 150 mil rotações por minuto e sendo até 30 vezes mais veloz que boa parte dos motores dos automóveis. A turbina tem ligação com o escapamento e por isso as temperaturas dentro dela são bem altas.
O Funcionamento do Turbocompressor – Princípios Básicos
Uma forma de conseguir mais potência para um motor é aumentar a quantidade de combustível e ar que ele irá queimar. Para garantir essa maior quantidade de ar/combustível é possível acrescentar cilindros ou tornar aqueles que já existem maiores. Contudo, bem sempre essas mudanças são possíveis. Uma maneira simples e compacta de acrescentar potência é através do uso de um turbo. O acessório para fazer esse turbo é vendido em lojas ou mesmo em oficinas para preparar os motores.
Altitudes Elevadas do Turbocompressor
O turbocompressor oferece auxilio em altitudes elevadas nos locais em que o ar tem menos densidade. Os motores convencionais podem perder potência nas altitudes elevadas uma vez que para cada curso do pistão o motor recebe uma massa de ar reduzida. O motor que tem turbocompressão pode ainda contar com redução de potência, contudo, essa redução não tem tantos problemas uma vez que o ar é mais fino e por isso fácil de ser bombeado pelo turbocompressor.
Os carros que são mais antigos e que tem carburadores tem aumento da vazão de combustível de maneira a se ajustar ao maior fluxo de ar que adentra os cilindros. Os carros modernos que possuem injeção de combustível chegam a fazer isso de alguma maneira. Esse sistema de injeção tem dependência dos sensores de oxigênio no escapamento para que se determine se a relação de ar e combustível está certa de maneira que esses sistemas tendem a aumentar a quantidade do fluxo do combustível automaticamente quando um turbo é acrescentado.
Problemas
Quando um turbocompressor que possui muita pressão é instalado num carro que tem injeção de combustível pode acontecer de o sistema não lhe dar a quantidade de combustível necessária. Nesses casos o software programado no controlador não torna isso possível ou então a bomba e os injetores não tem a capacidade de fornecer o mesmo. Pode ser necessário que outras modificações sejam feitas para que se tenha o máximo de desempenho do turbocompressor.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado Para ser atendido mais rápido
Fale direto com Marcos
Pelo
adm@turbotec.com.br